Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2016

DBS ? Ouvi dizer que esta cirurgia não funciona... Ou, que é uma loteria...

A estimulação cerebral profunda (ou DBS, da sigla em inglês) é uma cirurgia funcional. É uma cirurgia que "funciona". É feita para "funcionar". Não basta colocar os eletrodos dentro do cérebro. Não basta isso para poder "sair dizendo que fez uma cirurgia de DBS".


Uma mesa não precisa funcionar. Uma mesa é uma mesa.
Já um carro precisa funcionar. Não adianta nada uma Ferrari, se ela não funciona.



Os eletrodos precisam estar no local certo. E isso precisa ser demonstrado, como 2+2=4. Não é uma questão de opinião, ou de sabedoria suprema e divina do médico. É matemática.

A estimulação precisa estar programada de forma correta.

O DBS precisa ser feito na pessoa correta. Na pessoa que se sabe, de antemão, antes da cirurgia, que existirá um bom resultado. Isso também não é questão de opinião ou de sabedoria suprema e divina do médico. Isso também é matemática, e deve ser demonstrado, no papel.

Por outro lado, não há promessa de melhora. A cirurgia não cura a doença, e sempre há riscos de complicações, eventualmente fatais. Mas, as complicações são raras, sendo largamente considerada uma cirurgia (i) segura e (ii) eficaz em todos os países desenvolvidos. No Brasil, é uma cirurgia de cobertura obrigatória por todos os Convênios, e também pelo SUS. Exatamente por ser segura e eficaz.


Indo mais adiante...


Paracetamol, Tylenol, é seguro e é eficaz contra a febre. No entanto, há riscos ao se tomar um 'simples Tylenol'. Sobre a sua eficácia, não é sempre que ele será capaz de abaixar a febre. Dependendo da causa da febre, da intensidade, da dose que for tomada, das condições da pessoa que tomar o Tylenol, etc. Se uma pessoa toma e a febre dela não abaixa, isso não significa que ele não funciona. Na verdade, o modo como foi tomado ou a situação para a qual ele foi usado, podem não ter sido adequados. Por exemplo: se uma pessoa adulta tomar 1 gota apenas, é lógico que não fará efeito ! E isso não significa que o Tylenol não funciona ! Igualmente, se tomar Tylenol para curar vômito, também não vai dar certo... 😜

Vamos voltar ao assunto DBS!


Para um neurocirurgião é muito fácil fazer um corte de 3cm no couro cabeludo, e um pequeno orificio no crânio. Só não consegue fazer quem não for neurocirurgião. Mas é preciso ter bom conhecimento da 'dose' = da programação do estimulador; saber se o caso é adequado para DBS, saber qual o local cerebral mais adequado para implantar o eletrodo, saber utilizar corretamente os métodos de localização para o eletrodo não ficar em lugar errado.

Para todas as fases, desde a avaliação para saber se o paciente é ou não candidato a DBS, até o ajuste do estimulador, passando pela cirurgia propriamente - é altamente recomendável haver um neurocirurgião com formação específica, especialista nisso. Normalmente, um neurocirurgião não é especialista ao mesmo tempo em hérnia de disco, tumor cerebral, aneurisma, DBS, etc. Quem vai a congressos de hérnia de disco, não vai a congressos de DBS. Se fosse o caso de ir a todos os congressos, não trabalharia, pois todas as semanas do ano estaria em congressos...

É necessário seguir protocolos, internacionais. É necessário seguir o que está escrito nos livros !  Se os protocolos não são seguidos, é bastante possível que os riscos serão maiores, e a eficácia reduzida. Ou seja: se não deu certo, 'o problema é mesmo do Tylenol'? Ou ele foi mal indicado? Dose correta? Localização de eletrodos correta?

DBS não deu certo? A culpa é de "DBS", ou ele foi mal feito?

DBS é loteria? Ora, sabemos que não é isso.





Outro assunto às vezes recorrente é que "a estimulação cerebral profunda leva a sintomas piores do que os da própria doença".

Teoricamente isso é facilmente resolvido com ajuste de programação do estimulador !
E o ajuste é facilmente feito, em apenas uma sessão, quando se sabe exatamente onde estão os eletrodos. Mas, se não houver nenhuma outra solução possível, se você simplesmente desligar o estimulador, não haverá mais nenhum efeito da cirurgia. Ou seja: se o DBS causa problemas, basta desligá-lo. Embora não seja uma situação boa, pois logicamente ninguém faz uma cirurgia dessas para não poder usar de seu funcionamento.

Enfim.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário