Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que uma pessoa que pensa numa cirurgia precisa saber


Todo paciente candidato a uma possivel cirurgia de DBS deve passar por diversas avaliaçoes clinicas. Por onde começar? Veja:

A sequencia seria: uma consulta inicial com o Dr Nevair Gallani, e em seguida (i) avaliaçoes motoras com a Fisioterapeuta Dra Giselle Cecilio (pelo menos 2 sessoes) e (ii) avaliaçao neuropsicologica com a Dra Claudia Martini (pode levar varias sessoes).






Atençao:

# Nao é possivel realizar as avaliaçoes com outra Fisioterapeuta ou outra Neuropsicologa, pois é preciso conhecer o que precisa ser avaliado, e possuir experiência nesta area. Além disso, fazemos parte de uma mesma equipe, e a discussao multidisciplinar dos casos faz parte do processo de avaliaçao.

# Nao é possivel fazer a cirurgia sem fazer as avaliaçoes. É necessario paciência, pois as avaliaçoes levam tempo.

# É necessario comprometimento/compromisso do paciente em realizar estas e as avaliaçoes de seguimento pos-operatorio: 6 meses apos a cirurgia, e depois anualmente, ha necessidade de passar por uma bateria semelhante de testes.

# Paciente portador de doença de Parkinson operado com DBS nunca fica totalmente livre de medicamentos. Nao fazemos acompanhamento clinico, dos medicamentos, mesmo dos pacientes operados. Acompanhamos o neuroestimulador e todos os seus efeitos, e as avaliaçoes anuais com Fisioterapeuta e Neuropsicologa. O seu Neurologista recebe relatorios de sua evoluçao. Portanto, o paciente necessita sempre manter o acompanhamento com o seu Neurologista original.

Um comentário:

  1. Por favor,eu gostaria que a minha mãe fizesse a cirurgia de Parkinson, moramos em Ro, aqui existe algum que faça esta cirurgia pelo SUS aqui em Ro?

    ResponderExcluir